A frota de táxis da Grande Recife poderá vir a ser a primeira do País a utilizar GPS para inibir a violência contra a categoria. O único problema é que a implantação deste sistema é muito caro, mas representantes de empresas fabricantes de GPS já apresentaram propostas ao Sindicato dos Taxistas de Pernambuco.

Um kit completo para equipar o carro, com módulo de monitoramento, câmera de vídeo e microfones, varia entre R$ 2,4 mil e R$ 6 mil. Para viabilizar a aquisição, os dirigentes do sindicato e do Centro de Solidariedade ao Trabalhador já entraram em contato com a Caixa Econômica Federal (CEF) e com o Banco do Nordeste, que poderão financiar a compra dos aparelhos.

Com este sistema, além de mostrar todo o deslocamento do veículo, é possível bloquear a ignição por computador, saber se o carro está ligado, parado ou em movimento e a sua velocidade. Outra característica do sistema é a "cerca eletrônica" – o desligamento automático do motor no caso de o carro vir a ser conduzido fora de uma área previamente determinada pelo motorista.