O lobo-guará, maior canídeo da América do Sul, está sendo alvo das preocupações de ambientalistas mineiros que já há um ano monitoram o animal via satélite. O trabalho é feito para que se descubra mais sobre o comportamento do lobo, que ao contrário do retratado nos contos infantis é um animal tímido, dócil e afeito a refeições à base de frutas ou de pequenos animais.

O monitoramento está sendo executado conjuntamente por técnicos da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte e congregação Santuário do Caraça. O trabalho consiste na utilização de uma coleira importada, confeccionada com um material especial que não machuque o pescoço do animal acostumado à vida selvagem e equipada com um pequeno receptor GPS que envia informações de monitoramento em tempo real à central do projeto.

Segundo Luiz Augusto Barcellos Almeida, gerente ambiental da Cemig, o programa "é inédito em Minas Gerais e uma das primeiras experiências de acompanhamento via satélite da espécie no Brasil. Precisamos conhecer mais sobre o lobo-guará", conclui ele.