Avançados receptores GPS estão sendo fundamentais para uma equipe de pesquisadores sobre as águas do Mediterrâneo que tentam localizar os segredos ocultos nas cidades egípcias submersas de Heraklion e Menouthis. Redescobertas em junho deste ano, sabe-se que as duas cidades eram ricas e importantes até que foram subitamente reduzidas a ruínas e tragadas pelas águas.

O grande desafio aos pesquisadores e arqueólogos do Instituto Europeu de Arqueologia Submarina agora é descobrir precisamente o que provocou o desaparecimento de Héraklion e Menouthis. O explorador francês Franck Goddio confessa que "o desaparecimento dessas cidades egípcias antigas constitui um mistério que não conseguimos resolver".

Alguns peritos acreditam que o desaparecimento das duas cidades aconteceu depois da ocorrência de violentos tremores, ainda que nenhuma falha geológica tenha sido descoberta na área até agora. Para solucionar o problema a equipe de mergulhadores na região utiliza equipamentos de última geração, incluindo aspiradores de alta potência, sistemas de navegação por satélite e sonares, para escavar as cidades sepultadas sob um tapete de lama de aproximadamente um metro de altura.