Dois novos sites, o Geography Network e o gis.com marcam o desenvolvimento do mundo GIS. O Geography Network é o primeiro sistema provedor de serviço de aplicação enfocado na distribuição de conteúdo e possibilidades do GIS para usuários de qualquer lugar do mundo via Internet.

O gis.com oferece informações para todos os tipos de pessoas, ajudando de profissionais a novatos localizarem informações. Lá podem ser encontrados recursos online e materiais disponíveis para compra, e no futuro estarão disponíveis uma biblioteca virtual, estudos de caso de uso do GIS em várias indústrias, além de discussões sobre desenvolvimentos e aplicações de tecnologias Hoje são cerca de dez milhões de pessoas utilizando o GIS para obter todos os tipos de informações através de uma estrutura geográfica, mas em 1980 eram apenas algumas centenas.

Entre os responsáveis por este crescimento estão as melhoras na capacidade da computação, projeção de banco de dados, software GIS, e especialmente tecnologias de rede, como a Internet.