A companhia japonesa de telefonia celular NTT DoCoMo anunciou um acordo com a Hewllett-Packard para desenvolver aplicações para a quarta geração (4G) de aparelhos celulares conectados em banda larga. As companhias devem trabalhar com serviços interativos como os de comércio eletrônico.

Os celulares de quarta geração devem apontar a localização exata dos usuários, usando a tecnologia do sistema de posicionamento global (GPS), oferecer multimídia com alta performance e qualidade. Também terão aplicações de identificação do usuário, funcionando como uma carteira de identidade eletrônica.

"Basicamente, os celulares 4G serão mais rápidos e sofisticados que os 3G", afirmou o porta-voz da DoCoMo. Os celulares de terceira geração, com transmissão mais rápida, vídeo e som com qualidade de CD, têm lançamento programado para o mês de maio no Japão.

A DoCoMo também está preparando o lançamento em outros países. Em novembro, o sistema de telefones "i-mode" da DoCoMo alcançou 15,4 milhões de usuários. O sistema usa tecnologia de pacotes, que permite que o usuário receba de uma vez um grupo grande de informações, podendo navegar posteriormente, sem a necessidade de estar com a conexão ativada.