O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Márcio Nogueira Barbosa, recentemente nomeado presidente da Federação Internacional de Astronáutica (IAF), também será, a partir deste mês, o segundo homem na hierarquia da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

É a primeira vez que um brasileiro ocupa uma função tão alta em um organismo vinculado à ONU. O que chamou a atenção da Unesco foi a atuação brasileira na área de recursos hídricos.

Segundo Barbosa, a Unesco ficou interessada na experiência de um país que faz as coisas com pouco dinheiro, mas se envolve com questões que precisem de alta tecnologia.

A experiência do Inpe, que conta com dois satélites de coleta de dados ambientais (SCDS) em órbita, tem sido observada com atenção por vários países em desenvolvimento. "O grande desafio será usar tecnologias para fazer com que os princípios da Unesco – preservar a cultura e o patrimônio histórico e natural, e levar educação – saiam do papel", conclui.