O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) fez acordo com a Radarsat International (RSI) para receber, processar e utilizar, para fins científicos, os dados do satélite RADARSAT-1.

A recepção direta de seus dados pelo Inpe dispensa o uso do gravador de dados do satélite. A máscara de cobertura do Inpe cobre grande parte da América do Sul, com exceção apenas da Argentina, Chile, partes da Venezuela, Colômbia e Equador. Especialistas do Inpe em radar de abertura sintética utilizarão as imagens do satélite para monitoramento ambiental.

"Estamos ansiosos para receber os dados do RADARSAT-1 e utilizar a informação para pesquisas científicas. Em particular, o monitoramento de áreas constantemente cobertas por nuvens na floresta Amazônica, como é o caso do Amapá, será de uma ajuda extrema para preencher os intervalos das estimativas anuais do desmatamento", afirma Thelma Krug, coordenadora geral da Earth Observation.

Os dados do satélite continuam comercialmente disponíveis pela RSI (www.rsi.ca pela Threetek Ltda do Rio de Janeiro (www.threetek.com.br). ) e