A cidade de São Paulo perdeu 30% do seu verde nos últimos 13 anos, é o que mostra o Atlas Ambiental de São Paulo, que vem sendo desenvolvido pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e pela Secretaria do Planejamento.

"O Atlas Ambiental é um projeto que não tem fim. Além da permanente atualização e do maior detalhamento das informações, novas cartas serão criadas para que se conheça o meio ambiente da cidade com mais e mais profundidade e amplitude", afirma Ricardo Ohtake, secretário do Verde e do Meio Ambiente. A Carta de Vegetação (Mapa do Verde) foi o primeiro passo, hoje já estão disponíveis outras cartas: de Clima Urbano, do Meio Físico e Ocupação Urbana, de Saneamento Ambiental, Sócio-Econômico e de Uso do Solo. As próximas a serem disponibilizadas serão as cartas de Qualidade das Águas, de Poluição do Ar, de Ruído na Cidade, entre outras.

"Alguns dos mapas já possuíam muitos dados, outros já estavam prontos e vários foram elaborados agora. Importante foi tirar essas informações das gavetas para serem acessíveis a todos os cidadãos" acrescenta Ohtake. O Atlas está sendo introduzido na internet através da Prodam e, no futuro, será organizado em CD e em livro. Os dados do atlas podem ser acessados através do endereço www.prodam.sp.gov.br/svma_amb/index.htm

Mapoteca
Topográfica Digital
do Ceará

O Iplance (Fundação Instituto de Pesquisa e Informação do Ceará) está disponibilizando a Mapoteca Topográfica Digital do ceará em CD-ROM no formato DWG para AUTOCAD14. Destinado a universidades, empresas de consultoria e prefeituras, o CD-ROM contém um acervo amplo de informações cartográficas sobre todos os municípios cearenses.

O produto já existe há algum tempo, mas esta é a primeira vez que está disponibilizando dados de todos os municípios de um só vez. Os mapas são resultado de um trabalho com equipamentos de última geração, que captam informações via satélite, e contêm dados de 1996 a 2000 dos projetos Arquivo Gráfico Municipal e Atualização Cartográfica dos Municípios Cearenses. As informações cartográficas estão organizadas com base nas cartas Topográficas do Estado na escala 1:100.000. O acervo permite que sejam anexadas informações de outras bases de dados através do Geoprocessamento.

Os CDs podem ser obtidos no Iplance e custam R$ 100,00 por região Administrativa. Em breve o órgão deve estar lançando outros produtos em meio digital, entre eles os mapas das áreas urbanas e cartas-imagens digitais, com imagens de satélite LANDSAT7-ETM. O novo CD-ROM deve incluir os 45 maiores municípios cearenses (com mais de 25 mil habitantes) e a Região Metropolitana de Fortaleza – RMF. Informações: Fax: 85 488.7653/488.7620/ Fone: 85 218.1289/488.7621. E-mail: info@iplance.ce.gov.br