A Qualcomm anunciou mundialmente, dia 31 de janeiro, o lançamento do Brew, sistema operacional aberto para rodar em dispositivos móveis de acesso à web. O Brew – Binary Runtime Environment for Wireless foi desenvolvido para operar com a tecnologia 1X Multi-Carrier (ou 1X RTT, como era chamada há até pouco tempo), que vai operar com transmissão de dados por pacote em redes CDMA. Baseado na linguagem C++, o sistema suporta todas as linguagens e é compatível com os principais sistemas.

O Brew já virá com um sistema nativo de localização, o gpsOne, que integra os sistemas GPS e de triangularização de rádio base. Outro sistema nativo da plataforma é o de reconhecimento de voz, que deverá possibilitar a integração de aplicativos de voz com a Internet. Entre as aplicações previstas para serem desenvolvidas a partir do Brew, estão recursos multimídia, com imagens em movimento e em cores, armazenamento e download de arquivos de MP3, aplicações de comércio eletrônico e de localização.

Segundo a Qualcomm, todos os fabricantes de celulares do país já possuem licença dos chips CDMA da marca e a partir de julho já poderão receber os chips com o sistema operacional.