A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) recebeu, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o mapeamento das áreas inundadas por 123 reservatórios das hidrelétricas do país. A ANEEL irá utilizar os dados levantados pelo Inpe para compará-los com as informações fornecidas pelas empresas responsáveis pelos empreendimentos, e para efeito de cálculo da compensação financeira dos 649 municípios atingidos pelos reservatórios.

O mapeamento dos reservatórios foi realizado a partir de imagens do satélite americano Landsat. Para o cálculo da área alagada em cada município, a malha territorial oficial, fornecida pelo IBGE, foi sobreposta às imagens das represas. Segundo Thelma Krug, coordenadora de Observação da Terra do Inpe, a maioria das empresas não utiliza os conhecimentos de sensoriamento remoto e de geoprocessamento no cálculo destas áreas.

Essas técnicas, de domínio do Inpe desde o início dos anos 70, são atualmente as mais confiáveis e precisas hoje existentes no mundo, sendo bastante utilizadas no Brasil em diversas áreas do conhecimento e também em levantamentos que fornecem dados e subsídios à formulação de políticas públicas, principalmente na área ambiental.