A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, está lançando o livro Caracterização das Áreas Bioclimáticas para o Cultivo de Vitis vinifera L. – Regiões da Serra do Nordeste e Planalto do Estado do Rio Grande do Sul, que identifica as áreas de maior potencial para o cultivo de castas nobres de viníferas para a produção de vinhos finos de origem controlada e qualidade superior.

Para elaborar a publicação, que vem acompanhada de dois mapas e de um CD-ROM contendo os dados espaciais (mapas) individualizados, foram calculadas médias de radiação solar, insolação, temperaturas médias, máximas e mínimas, umidade relativa do ar, tensão atual de vapor, geada, granizo, evapotranspiração máxima, excesso hídrico e índices de umidade de Thornthwaite, em diferentes subperíodos do ciclo da videira.

De autoria dos pesquisadores Sérgio L. Westphalen (falecido) e Jaime R. T. Maluf, o livro pode ser adquirido pelos telefones (61) 448-4155 e (61) 448-4433 ou ainda pela internet, na Livraria Virtual da Embrapa (www.spi.embrapa.br).