A Fundação SOS Mata Atlântica irá apresentar, até o fim de março, os dados atualizados do Atlas da Evolução da Mata Atlântica, desenvolvido em parceria com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). O trabalho, em sua terceira edição, é um mapeamento da área ocupada pela mata em comparação com a sua distribuição original.

O atlas foi publicado primeiramente em 1990 e recebeu duas atualizações, em 1993 e em 1998. O novo mapeamento, feito com base em imagens de satélite digitalizadas, contém informações do período de 1995 a 2000. Segundo Walter Kudo, responsável pelas informações geográficas da fundação, o atlas é produzido em três etapas. "O Inpe fornece as imagens, que depois são analisadas pelos nossos técnicos. A terceira fase é o trabalho de campo feito por pesquisadores de cada Estado", disse.

O mapeamento fornecerá dados sobre os Estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e parte do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Goiás. De acordo com dados da SOS Mata Atlântica, em 1500, 15% do território nacional eram cobertos por mata atlântica (cerca de 1,2 milhão de km²). Hoje, restam apenas 7% deste total.