Como o Iraque não permite a entrada de inspetores da Organização das Nações Unidas (ONU) a fim de checar a existência de estocagem e/ou produção de armamentos, o organismo internacional está estudando a possibilidade do uso de imagens de satélite para a identificação de instalações suspeitas.

"A imagem não pode substituir a inspeção no local, mas pode ser um valioso complemento nas investigações", disse o inspetor-chefe Hans Blix em seu relatório trimestral ao Conselho de Segurança.

O Conselho de Segurança da ONU criou a Comissão de Monitoramento, Verificação e Inspeção há mais de um ano, sem que uma única inspeção tenha sido feita. A última vez que os inspetores da ONU estiveram no Iraque foi em 1998, antes de EUA e Inglaterra lançarem ataques aéreos contra o Iraque.

De acordo com resolução da ONU, o embargo ao país do Golfo não pode ser suspenso até que o território seja investigado. Além da suspensão do embargo, Bagdá espera que EUA e Inglaterra sejam condenados pelos últimos ataques cometidos contra território iraquiano, em meados de fevereiro.