A partir do próximo mês, informações atualizadas sobre o Maranhão estarão disponíveis na Internet. O levantamento, denominado Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado (ZEE), está sendo feito pela Embrapa Monitoramento por Satélite, com sede em Campinas, em São Paulo.

O ZZE tem como objetivo propor um verdadeiro Sistema de Apoio ao Planejamento e Gerenciamento Estratégico, fundamentado no sensoriamento remoto, geoprocessamento e tecnologias de informação. Todas as informações do ZEE vão estar disponíveis no site do governo do Estado ma.gov.br, 24 horas por dia.

O Maranhão é o primeiro estado que disponibilizará todos os dados da pesquisa na rede de computadores e o segundo a elaborar o levantamento. Para a elaboração das pesquisas, estão sendo utilizadas imagens de satélites geoprocessadas, com todos os dados sócio-econômicos e técnicos já do censo do IBGE de 2000 e da Gerência de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Geplan).

Já foram elaborados mapas com informações sócio-econômicas e ambientais como climáticos, políticos, temáticos, de vegetação e biológico.