De acordo com o US Pacific Command, o avião de espionagem norte-americano EP-3E foi interceptado por dois caças chineses às 9:15h (hora local) de 1º de abril. A aeronave norte-americana chocou-se com um dos caças chineses que acabou caindo no mar e matando seu tripulante. Apesar do colisão, a aeronave dos EUA foi capaz de pousar na base militar na ilha de Hainan. Às 10:12h do mesmo dia, o satélite Ikonos da Space Imaging imageou a base militar de Lingshui

Mapa das bacias hidrográficas brasileiras
O IBGE lançou o primeiro mapa das bacias hidrográficas brasileiras. Diferentemente dos mapas anteriores, que tratavam a questão das bacias hidrográficas apenas pelo seu potencial de geração de energia, o novo mapa delimita os dez grupos de bacias e sub-bacias brasileiras. Esse mapa de bacias é um passo importante para incluir a classificação que será adotada pelo Ministério do Meio Ambiente e pela Agência Nacional de Águas, que definirão um código numérico referente a cada rio brasileiro. Esse mapa permitirá que, sobre cada bacia e sub-bacia, sejam associadas as informações sócio-econômicas e ambientais já pesquisadas pelo IBGE nos Censos Demográfico e Agropecuário, da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, entre outras. O Brasil detém as maiores reservas de água doce do mundo, em estado líquido, ficando atrás apenas do Canadá, cujas reservas estão em forma de gelo. Apesar disso, a distribuição desses recursos hídricos, na superfície, é desigual e irregular no Brasil. Enquanto na bacia Amazônica, que cobre 60% do território nacional, existe grande volume de água disponível, na região do semi-árido do Nordeste há carência de recursos hídricos.

Threetek comemora 10º aniversário
A Threetek comemorou dia 21 de março o seu 10o aniversário. Com sede no Rio de janeiro, a empresa desenvolve aplicações para a indústria de óleo e gás, e para a detecção de embarcações e manchas de óleo em zonas costeiras. A Threetek também desenvolve soluções nas áreas de sensoriamento remoto, geoprocessamento e cartografia digital, e realiza serviços de levantamento por radar aerotransportado interferométrico, além de fornecer sistemas de recepção e processamento de imagens de satélite (Estações de Recepção Fixas e Móveis). Em 1995, a Threetek iniciou uma parceria com a RADARSAT International para a distribuição exclusiva no Brasil de imagens do satélite canadense RADARSAT-1. Há um ano a Threetek também vem distribuindo imagens do satélite óptico de alta resolução IKONOS, da empresa americana Space Imaging Inc. Maiores informações sobre a empresa podem ser obtidas através do telefone (21) 524-0207 ou pelo e-mail: tteksuporte@threetek.com.br.