O Governo do Paraná deu início nesta segunda-feira a um completo levantamento das potencialidades minerais dos municípios de Jaguariaíva, Ivaí e Rio Azul.

O trabalho, que vem sendo executado pela Mineropar e que vai envolver 22 municípios até o final deste ano, faz parte do projeto "Riquezas Minerais" e resultará em relatórios completos sobre as áreas de mineração e os tipos de minérios existentes em cada município. Nesta etapa que começa agora, geólogos e técnicos em mineração vão aos municípios realizar uma checagem, em campo, de dados já obtidos em uma fase anterior, iniciada no ano passado. Naquele primeiro momento a Mineropar fez mapeamentos geológicos de todos os municípios com indício de riqueza mineral.

Segundo o presidente da Mineropar, Omar Akel, o mapeamento foi feito com dados obtidos de interpretação de imagens de satélites e fotos aéreas disponibilizadas para o Governo pelo IBGE. Além disso, o estudo utilizou informações do Departamento Nacional de Pesquisa Mineral, do Ministério das Minas e Energia, indicando a localização de todas licenças para pesquisa e exploração de minérios já fornecidas pelo órgão, aos municípios.