O governo britânico e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente vão realizar em conjunto o mapeamento de terrenos urbanos antes usados para aterros em Campinas para identificar áreas de solo contaminado. A assessora de Projetos Especiais da secretaria, Ana Paula Fava, disse que o projeto de Campinas, coordenado pelo Instituto Geológico, conta com apoio técnico da Universidade de Sheffield.

Aprovada em novembro, a realização do levantamento dispõe de patrocínio de R$ 75 mil do fundo ambiental britânico para projetos globais de desenvolvimento sustentável. Phillip Crowcroft, responsável pela política da agência britânica em relação a solos contaminados, afirmou que têm havido contatos informais entre brasileiros e ingleses para troca de experiências sobre vários temas ambientais. Um dos assuntos abordados com maior ênfase é justamente a recuperação de solos.

Segundo Crowcroft, terrenos de lixões aterrados há mais de 20 anos podem oferecer riscos aos seus ocupantes atuais e ao ambiente, até mesmo com contaminação das águas subterrâneas.