Um complexo esquema de espionagem que utiliza monitoramento através do GPS (Global Positioning System) colocou em alerta o governo argentino desde o início de abril, além de questionar a segurança institucional do país.

O esquema envolve telefonia celular e usa tecnologia de última geração para rastrear inclusive o movimento do presidente Fernando De la Rúa, conforme perícia realizada por especialistas da Universidad Tecnologica Nacional (UTN).

O sistema permite que satélites captem os sinais emitidos por telefones móveis repassando-os ao local onde se encontram os equipamentos de decodificação. O mecanismo permite saber, a milhares de quilômetros de distância, onde se encontra o presidente e os funcionários do governo espionados.

O governo estuda medidas judiciais para iniciar as investigações da espionagem. Segundo o jornal La Nación, acredita-se que o esquema seja obra de organismos internacionais, uma vez que a maioria dos equipamentos identificados no esquema é de origem norte-americana e tem a marca da Signal Technology Inc., fornecedora exclusiva da National Security Agency (NSA), a agência que coordena os sistemas de proteção às informações e aos serviços de inteligência dos EUA.