Depois das imagens digitalizadas de mapas reais e dos mapas interativos que indicam a posição de locais nas cidades, chegou a fotografia para dar maior sensação de realismo a guias on-line de cidades. Um exemplo é o site belohorizonte.com.br que oferece um mapa formado apenas por fotos – de 1999 – da capital mineira.

O internauta que acessa o endereço pode perguntar por um local da cidade. No mapa, uma seta indica onde ele está. Se o internauta seleciona uma categoria, como serviços públicos, pontos vermelhos indicam, no mapa, onde eles estão. Nomes de ruas, dados sobre a ocupação do solo e até curvas de nível são informações que podem aparecer no mapa. Na mesma tela, o visitante tem acesso a mapas que mostram como era aquele ponto da cidade nos anos de 1942, 1953, etc.

O sistema foi desenvolvido pela Vistaerea, empresa que criou um simulador que permite navegar por uma reconstrução em 3D de cidade de Rennes (França). Segundo Flávio Martins, diretor de imagens da empresa, a captura de imagens por avião gerou cerca de mil fotografias de alta resolução. "Para montar o site, elas foram fragmentadas em cerca de 500 mil partes", diz.