A Lagoa Rodrigo de Freitas está sendo monitorada, via satélite, pelo serviço MovSat D Plus, da Embratel.

O trabalho, encomendado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente à empresa Tecma, especializada em tecnologia do meio ambiente, consiste no levantamento diário dos vários índices de qualidade da água da lagoa, obtidos a cada hora por um medidor multiparamétrico instalado em bóia ancorada no local, onde também fica um transceptor DPlus, que envia os dados para o satélite Inmarsat.

As informações são decodificadas por softwares desenvolvidos pela Vector Engenharia, analisadas em laboratório e interpretadas pela Tecma. Os dados são usados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente para a adoção de ações corretivas e medidas preventivas, como a pesca intensiva dos peixes sempre que as condições da água indiquem uma provável mortandade.

O objetivo do trabalho é o monitoramento contínuo da qualidade da água por meio de parâmetros como pH, temperatura, salinidade, turbidez, teor de oxigenação e condutividade. Além de monitorar a Lagoa Rodrigo de Freitas, a Tecma tem a responsabilidade de monitorar as demais lagoas da cidade e as condições de balneabilidade das praias.