A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, a Esalq, da USP de Piracicaba, completa 100 anos no dia 3 de junho. "Se hoje comemos hortaliças, mesmo na época de calor, isso se deve aos pesquisadores da Esalq", garante Keigo Miname, do Departamento de Produção Vegetal. Nos tempos atuais, a Esalq tem se destacado em genética e agricultura de precisão.

"No primeiro caso, um exemplo foi a nossa participação no Projeto Genoma da Fapesp, que decifrou o código genético da bactéria Xyllela fastidiosa, responsável pela praga do amarelinho, que ataca os laranjais paulistas", conta o diretor da escola, João Marcos Filho. "Nada menos que 17% dos pesquisadores que participaram do projeto eram da Esalq." No segundo caso, mais uma vez a Esalq é pioneira.

"A agricultura de precisão representa uma evolução tão importante como o foram a adoção da tração animal e, posteriormente, a mecanização da lavoura", diz o diretor da Esalq.

"Trata-se de um sistema de gerenciamento localizado da produção, que envolve a coleta de dados no campo e por satélite. Com isso, é possível fazer diagnóticos de cada pedaço de uma grande plantação. Além disso, permite o uso mais racional dos recursos."