Uma comitiva chinesa de especialistas na área espacial participa hoje (27) no INPE, junto com especialistas brasileiros, da reunião de revisão dos testes elétricos do satélite CBERS-2.

A comitiva é chefiada pelo professor Sun Jiadong, ex-vice-ministro de Astronáutica da República Popular da China. Desde o início de fevereiro, engenheiros e técnicos dos dois países estão realizando uma série de testes elétricos no CBERS-2. Encerrada essa fase, é iniciada a dos testes ambientais, que simulam as condições a que o satélite estará submetido desde o lançamento até a sua operação em órbita. A reunião de revisão acontece logo após o encerramento de cada fase de testes.

O Programa CBERS teve início em 1988, com a assinatura de um acordo de cooperação entre os dois países. O primeiro modelo, o CBERS-1, foi lançado em outubro de 1999 e vem obtendo diariamente imagens da Terra e fazendo a coleta de dados meteorológicos, hídricos e ambientais, missão desempenhada também pelos satélites brasileiros SCD-1 e 2.

O orçamento para o desenvolvimento, construção e lançamento dos satélites CBERS-1 e 2 está estimado em US$ 300 milhões, dos quais 30% de responsabilidade brasileira. No ano passado, os dois governos assinaram um protocolo de cooperação, no qual comprometeram-se a dar continuidade ao Programa, prevendo a construção de mais dois novos satélites, os CBERS 3 e 4, que irão apresentar aprimoramentos tecnológicos em relação aos dois primeiros e imagens com melhor resolução.