O "Atlas da Fauna Ameaçada de Extinção", lançado recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, mostra que a região cortada pela Estrada do Colono, no Parque Nacional do Iguaçu, sudoeste do Paraná, teve um decréscimo de 50 % no número de onças pintadas nos últimos anos.

De acordo com o ambientalista César Pirajá Júnior, a redução no número das espécies deve-se, em parte, à exploração inadequada da Estrada, que liga Capanema e Serranópolis do Sul.

Segundo Pirajá, quando o parque foi criado em 1939, as informações disponíveis sobre os danos causados pela circulação de pessoas no seu interior ainda eram escassas. "Por isso, a estrada foi tolerada durante muitos anos.

Com o desenvolvimento dos estudos científicos sobre a conservação da natureza, ficou comprovado que uma estrada causa danos diretos e progressivos à fauna e à flora, porque altera as condições originais".

A briga entre o Ibama e autoridades da região poderia ter sido evitada se a população tivesse recebido educação ambiental nas escolas.