Para avaliar o projeto de desenvolvimento do microssatélite franco-brasileiro (FBM – French-Brazilian Microsatellite), foi realizada uma reunião entre representantes da Agência Espacial Brasileira (AEB) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) na sede do Centre National d´Etudes Spatiales (CNES), em Paris, no dia 21 de junho. O projeto, que no Brasil é coordenado pelo INPE, é fruto da cooperação existente entre os dois países e teve início em 1996.

O objetivo principal do satélite é a realização de pesquisas da alta atmosfera, como, por exemplo, de bolhas de plasma e partículas da magnetosfera. A França é responsável por 50% do projeto do satélite, o que envolve a estrutura, controle térmico e sistema de potência elétrica.

Já o segmento solo, o controle do satélite e o seu lançamento são de responsabilidade do Brasil, devendo ser utilizado o VLS-1 (Veículo Lançador de Satélites-1), em 2004, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Os cinco experimentos científicos e tecnológicos brasileiros embarcados no FBM foram selecionados pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), aos quais se adicionam quatro experimentos franceses.