O Centro de Rastreio e Controle de Satélites do INPE teve sete segundos para realizar uma manobra de correção de órbita do satélite CBERS-1, desenvolvido em parceria com a China. A manobra do CBERS-1 foi feita em duas etapas, no dia 5 de julho.

Por volta das 9h50, na primeira passagem do satélite sobre o Brasil, foram acionados os aquecedores da propulsão e programada a ignição dos jatos propulsores do satélite. Na segunda passagem, iniciada às 11h27, os jatos propulsores foram ligados pelo computador de bordo, lançando-o a cerca de 200 metros acima da órbita.

Com isso, o satélite passou a operar em sua órbita nominal, de 780 km de altura. De acordo com o INPE, a manobra é necessária a cada dois meses mais ou menos, pois o decaimento natural do satélite ao longo do tempo prejudica a obtenção de imagens de toda a superfície da Terra.

Com a queda de poucos metros do CBERS-1, as câmaras do satélite deixam de captar imagens de determinadas faixas da superfície. O sensoriamento da Terra feito pelo satélite detecta queimadas, crescimento urbano e já ajudou até a Polícia Federal a localizar pistas de pouso clandestinas usadas por traficantes de drogas.