Dirigir até uma cidade ou um país vizinho sem um mapa em mãos já é realidade nos Estados Unidos e na Europa. Essa facilidade deve-se ao mapeamento já completado em várias cidades. Por isso, algumas fábricas de veículos oferecem o GPS como item de série em alguns modelos de seus veículos. Segundo a Audi, o aparelho é oferecido no exterior como acessório.

São dois modelos: o simples, que indica só as direções, custa em média US$ 1.500; e o avançado, que mostra o mapa de onde o motorista está passando numa tela colorida, sai por aproximadamente US$ 2.500. Para manuseá-lo é necessário indicar o país, a cidade e a rua. Automaticamente, o equipamento mostra a distância e o tempo que o motorista vai demorar para chegar ao destino. A Audi, no Brasil, já está pronta para oferecer essa facilidade.

O problema é que as cidades não estão mapeadas e, quando o aparelho chegar, seu custo deve ser bastante elevado. Lá fora, a Mercedes-Benz também oferece a tecnologia em seus carros. Nos EUA o equipamento é opcional e na Europa alguns carros já vêm com GPS de série. A concessionária brasileira da Mercedes também questiona a falta de mapeamento das ruas de São Paulo para lançar a linha por aqui.