Imagens de satélite vão ajudar prefeituras, bombeiros e Defesa Civil do litoral paulista a montar com maior rapidez e precisão planos emergenciais para conter vazamento de óleo de petroleiros. Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) estão elaborando um atlas de todo o litoral de São Paulo contendo informações sobre as características de cada área e com isso determinar o tipo de ação que será necessária para evitar maiores danos ao meio ambiente.

Os mapas chamados ISA (Índice de Sensibilidade Ambiental) indicam a sensibilidade de cada trecho da costa, que varia de 1 a 10, de acordo com as suas características físicas, ou seja, se praia arenosa, costão rochoso, mangue ou que possua atividades socioeconômicas.

O projeto está sendo desenvolvido com o Instituto de Oceanografia da USP e tem financiamento da Fapesp, devendo ficar pronto em três anos. Os mapas são feitos com o uso de imagens do satélite norte-americano Landsat 7, utilizando-se a mesma metodologia já adotada nos Estados Unidos, além de coleta de dados no local e unificação de todas as informações por um software Spring, desenvolvido pelo Inpe.