A geotecnologia otimiza a visualização do transporte de petróleo e derivados na Petrobras, que passou a utilizar o sistema Integrador para rastrear seus cerca de 120 navios que realizam o transporte de uma média de 5400 toneladas de petróleo, derivados, gás e álcool por mês, em operações de importação, exportação, produção e cabotagem.

O sistema foi desenvolvido pela Petrobras e utiliza tecnologia GIS da Intergraph, provedora de aplicativos georreferenciados, distribuídos no Brasil pela Sisgraph. Inicialmente, o sistema vai monitorar uma frota composta por 56 navios da Transpetro (subsidiária da Petrobrás) para eliminar gastos em portos e outras despesas inerentes a este tipo de operação e também deverá aumentar medidas de segurança e proteção ao meio ambiente.

O rastreamento dos navios costuma ser feito manualmente, com a utilização de cartas náuticas. O sistema extrai informações de GPS emitidas pelos navios, via Inmarsat (rede de satélites) e faz a decodificação em software GIS da linha Geomedia, da Sisgraph, que são os responsáveis pela integração desses dados com as bases de dados corporativos da companhia, alocados em sistemas de bancos de dados como Oracle e plataformas SAP, IBM, e arquivos Access.