A Ferrovia Carajás, administrada pela Companhia Vale do Rio Doce, é a primeira do Brasil a possuir um sistema de telecomunicações digitalizado, monitoramento por satélite com precisão de um metro, telemetria semelhante à utilizada na Fórmula 1 e sistema de segurança automático com dispositivo de freagem.

A ferrovia está passando por uma modernização visando aumentar sua capacidade de movimentação de cargas. Nos últimos quatro anos, a Vale já investiu cerca de US$ 20 milhões na modernização da ferrovia. Além dos sistemas de telecomunicações e sinalização, a empresa irá investir na construção de um novo centro de comando, que será interligado ao computador de bordo das locomotivas.

Outra inovação na ferrovia é a instalação do sistema de rastreamento por satélite, que até dezembro deverá estar em funcionamento, permitindo a localização exata dos trens. O GPS permite a leitura precisa sobre os processos executados nas locomotivas, oferecendo mais segurança ao transporte.

O sistema de telemetria vai fornecer informações sobre o nível de óleo, condições de freios, temperatura e pressão, fornecendo aos operadores do centro de comando e aos maquinistas detalhes de cada procedimento a ser tomado.

Os novos sistemas de telecomunicação e sinalização serão comandados por um novo e moderno centro de controle, que será construído em São Luís (MA). E, a expectativa da diretoria da Vale do Rio Doce é que a Ferrovia Carajás seja uma das ferrovias mais modernas do mundo pelos próximos 15 anos.