Durante esta semana, uma série de atividades marca o 40º aniversário do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), com a participação de seus servidores, bolsistas e colaboradores.

A comemoração celebra a assinatura do decreto de criação do Grupo de Organização da Comissão Nacional de Atividades Espaciais (GOCNAE), que mais tarde veio a dar origem ao INPE, no dia 3 de agosto de 1961, pelo então presidente Jânio Quadros. Para abrir as comemorações, será celebrada nesta segunda-feira (30), às 9 horas, uma missa na Capela Ecumênica do Instituto.

Ainda estão programadas durante a semana competições esportivas e atividades culturais, que serão realizadas na ADC do INPE. No dia 2, no período da tarde, haverá uma programação especial de visita, cujo roteiro inclui o Centro de Visitantes e o Laboratório de Integração e Testes (LIT), onde está sendo testado o segundo modelo de vôo do satélite CBERS. Para agendar as visitas, os interessados deverão entrar em contato com o INPE, pelos telefones (12) 3945-6978 ou 3945-6979.

No último dia de atividades comemorativas, dia 03, haverá uma solenidade às 9h, no ginásio da ADC/INPE, quando serão entregues medalhas aos servidores destaques e que completam 15, 20, 25 e 30 anos de INPE.