Periodicamente checamos nosso perfil de leitores, e sempre nos surpreendemos com a variedade de suas áreas de atuação profissional. Temos analistas de sistemas, engenheiros das mais diversas áreas, urbanistas, ambientalistas, gerentes de marketing e logística, geógrafos e mais uma infinidade de outras profissões, como advogados, investigadores, etc.

Cada reunião de pauta para definir o que será publicado é um desafio, tendo em vista esta multidisciplinariedade de perfis profissionais. Temos procurado apresentar sempre um panorama de opiniões, reportagens e notícias que atendam a maioria de nossos leitores.

Após o lançamento do Portal MundoGEO, esta tarefa está um pouco mais fácil, se é que podemos dizer isso, pois ampliamos nosso espaço de produção editorial com o Canal Conteúdo. Pois como se sabe, temos limitações físicas na revista em papel.

Apesar disso, confesso que já há algum tempo pensávamos em fazer algo que pudesse atender de forma mais específica uma comunidade imensa de profissionais que estão espalhados pelo Brasil, e desta forma trazê-los mais para perto deste mercado. São eles os engenheiros agrimensores, que constituem uma verdadeira legião de profissionais que utilizam GPS, estações totais, softwares e começam a integrar em seus trabalhos as tecnologias de sensoriamento remoto e GIS. Após recebermos várias sugestões de nossos leitores e anunciantes, decidimos criar um Suplemento permanente na revista infoGEO dedicado a este forte segmento do mercado de Geoinformação.

Temos certeza que com este Suplemento estamos preenchendo uma importante lacuna no mercado brasileiro, possibilitando que os profissionais que atuam na área de Agrimensura possam se atualizar e enfrentar com mais força os constantes avanços tecnológicos.

Nova coluna de cartografia é interativa

Seguindo esta proposta de incrementar mais a área de coleta e representação de dados geográficos, convidamos para escrever uma coluna sobre cartografia a engenheira cartógrafa Angélica Tedesco. É uma profissional competente e engajada na busca de soluções mais adequadas para a produção cartográfica de qualidade para implantação de um GIS. Ela foi também a mentora do vitorioso programa de divulgação de GIS ano passado no Brasil, associado ao projeto internacional GIS Day (ver reportagem publicada na infoGEO nº 16, página 32)

Com ela inauguramos uma nova proposta de tornar mais interativo nosso trabalho com o mercado, utilizando os recursos da internet. O leitor além de acompanhar a coluna aqui na revista poderá se comunicar de forma permanente com a colunista dentro da seção de Fóruns de Debates do Portal MundoGEO.

Bate-Papo On-Line com Colunistas

Outra novidade é a possibilidade de você trocar idéias com o editor, os jornalistas e os colunistas da revista infoGEO, através de chats no Portal MundoGEO. Acompanhe no Portal a programação de dias e horários das conversas on-line.

Fórum de Debates On-Line

Tendo em vista que a seção que publicamos regularmente na infoGEO denominada Fórum de Debates é limitada em uma página, e em geral temos mais opiniões para registrar, resolvemos mudar e também integrá-la com nosso Portal no Canal Comunidade. Desta edição em diante, estaremos reproduzindo algumas opiniões que estão no Portal, abrindo a discussão na WEB para quem quiser participar de forma permanente e detalhar mais o assunto.

Sempre é bom lembrar que estou à disposição dos leitores, como editor da infoGEO para receber colaborações, sugestões e críticas. Fiquem à vontade, terei o maior prazer em responder todas as correspondências.

Boa leitura a todos,

Emerson Zanon Granemann é engenheiro cartógrafo e editor da infoGEO. emerson@infogeo.com.br