Sou assinante da revista infoGEO há poucos meses, e no decorrer deste período tenho acompanhado minuciosamente todos os conteúdos da revista. Embora tais conteúdos tenham excelente qualidade e uma visão futurística da área de geoinformação, senti a falta de uma seção técnica, que indicaria como realizar determinados processos com as novas tecnologias
que estão disponíveis no mercado. Um exemplo disso é o GPS: um transporte de coordenadas com transposição de fuso. Como fazer? Que tipo de coordenadas utilizar? O GPS é uma ferramenta magnifica, quando utilizado corretamente! Neste semestre estou terminando a graduação em Engenharia de Agrimensura, e atualmente trabalho com alta tecnologia geo. Existem muitas pessoas que estão começando tanto a graduação quanto sua carreira na área de geoinformação e junto disto a necessidade de aprender e, ou descobrir algo mais através da leitura, que é muito agradável, realizada na infoGEO.

Walter Manieri
E-mail:agrimenwalter@zipmail.com.br

Agrimensura
Prezados Senhores!

Quero parabenizá-los pela excelente qualidade da Revista.
Sou Engenheiro Agrimensor e sugiro que vocês publiquem mais artigos sobre Agrimensura.
Quero renovar minha assinatura por mais dois anos! Obrigado!

José Antonio Ferreira Sacramento

O GEO na Região Sul

Eu gostaria de esclarecimentos sobre a matéria que fala sobre o avanço da geoinformação no Sul do Brasil. No Rio Grande do Sul, vocês da revista mencionam um curso básico de Sensoriamento Remoto que a PUC-RS oferece, e em nenhum momento é mencionado o curso de Engenharia Cartográfica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). www.ufrgs.br/engcart .
Houve algum esquecimento em relação a nós ??? Quase todos os alunos da graduação do curso são leitores ou lêem eventualmente a revista e confesso que ficamos bastante magoados, portanto, em nome dos alunos do curso, gostaria de esclarecimentos.

Carlos Aluísio Mesquita de Almeida
E-mail:carlosaluisio@hotmail.com

Prezado Carlos,

A intenção desta seqüência de matérias sobre as regiões brasileiras foi abordar apenas cursos de especialização e aperfeiçoamento específicos na área de Geo – por isso os cursos de graduação não foram citados.

De qualquer forma, de acordo com pedidos de nossos leitores, passaremos, a partir desta edição, a enumerar também os cursos de graduação.

Os cursos de graduação das regiões já abordadas (Sul e Sudeste), estarão disponíveis na seção de Cursos do Portal MundoGEO (www.mundogeo.com.br).

Errata

O subtítulo da Seção MunicípioGEO do número 19 da infoGEO (pág 20) repetiu o da edição anterior. O correto é: Técnicos do Paranacidade e de prefeituras de União da Vitória e Rio Negro implantam modelo georreferenciado.

Correspondência para a seção Correio deve ser enviada para o editor da revista: Emerson Zanon Granemann
Revista infoGEO – R. Desembargador Hugo Simas, 1231 – Escritório 03 – Bom Retiro – Curitiba – PR – 80.520-250. – Fone: (041) 338-7789 –
Fax: (41) 338-9237 – email: emerson@infogeo.com.br. As cartas poderão ser resumidas, devendo conter nome e endereço completo do remetente.