Já está sendo comercializado aqui no Brasil um software para rastreamento de veículos e monitoramento de pontos fixos do setor industrial. O produto foi dealizado pelo aluno de Engenharia do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet/RJ), Andrey Czertok, e desenvolvido em parceria com a empresa de hardware Azoulbeltec. A idéia de Czertok é aumentar a segurança no mercado automobilístico, popularizando e reduzindo à metade do custo do controle de veículos por parte de pessoas físicas e empresas.

O equipamento, de alta tecnologia e baixo custo, proporciona aos consumidores o automonitoramento, uma vez que o rastreamento pode ser feito através do computador, em tempo real, permitindo bloquear o veículo, em caso de necessidade.

De acordo com técnicos do Cefet, Celso Suckow da Fonseca, o auto-rastreamento é a mais eficiente arma contra furtos e roubos, apresentando índice de 97% de recuperação de veículos. A Systemsat, que desenvolveu o software, está há 6 meses funcionando na Incubadora de Empresas de Teleinformática do Cefet/RJ.