O ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, anunciou que será lançada uma campanha nacional denominada "Amazônia – Patrimônio Nacional", destinada a divulgar informações sobre a região. Ele disse que a campanha utilizará mapas, atlas e vídeos, visando a atingir, principalmente, escolas e universidades.

"Queremos mobilizar a juventude e os formadores de opinião, tendo em vista gerar e fortalecer a consciência nacional sobre o desenvolvimento e a conservação da nossa grande floresta", destacou. Segundo o ministro, a grande maioria dos brasileiros possui poucos conhecimentos sobre a realidade amazônica e os seus complexos problemas.

"A preservação da Amazônia brasileira e da soberania nacional na região somente estará garantida se a Nação adquirir plena consciência da sua importância para a grandeza do País e para o bem-estar futuro do seu povo", destacou.

Segundo o ministro, o fato de a Amazônia ter hoje cerca de 165 mil Km2 de áreas já desmatadas e abandonadas (equivalente a Santa Catarina e Espírito Santo juntos) indica que os investimentos já realizados pelas atividades agrícola e pecuária tradicionais não se consolidaram e não apresentaram o retorno econômico esperado.