O censo rural que está sendo realizado em Campo Grande tem como objetivo detectar o número de propriedades rurais no estado e suas condições de produção. Duas equipes da Fundação Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Fundest) já percorreram chácaras e fazendas utilizando GPS para fazer a identificação exata das localidades recenseadas.

As informações coletadas pelo GPS, explica o técnico Jaime Balejo, serão armazenadas em um banco de dados que está sendo implantado pela Prefeitura de Campo Grande. Segundo Balejo, através desses dados, é possível localizar rapidamente a propriedade e suas principais características.

O sistema vai permitir conhecer a realidade agropecuária do município, como estrutura física, produção, manejo e exploração econômica. "Com esse mapeamento completo teremos condições de traçar uma política de investimentos mais centrada na figura dos produtores", disse Balejo.

O Censo Rural pretende ouvir no mínimo 900 produtores, dos 1,4 mil cadastrados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).