No dia 19 de agosto, foi realizada a 1ª Corrida de Orientação do Sesc Iparana, em Fortaleza (CE). O esporte, que chegou ao Brasil na década de 70, consiste em cumprir um trajeto previsto em uma carta de orientação em menor espaço de tempo.

Os participantes não podem conhecer o terreno e competem em categorias diferentes, com percursos mais ou menos difíceis. Cada um porta um cartão que deve ser marcado no perfurador existente em cada ponto previsto no mapa. O tenente coronel Sérgio Brito, assessor técnico do Clube de Orientação Coqueiro (primeiro clube do esporte no Ceará, que funciona no Colégio Militar de Fortaleza), explica que o esporte traz grandes vantagens principalmente para os estudantes, porque além de trabalhar o corpo, ajuda a desenvolver o raciocínio e a consciência ecológica.

Na prova do último dia 19, os atletas inauguraram a carta de orientação do Sesc Iparana, que foi elaborada pelo cartógrafo russo Viktor Dobretsov – o mesmo que mapeia as áreas para os campeonatos mundiais do esporte. Ele veio ao Ceará graças a uma parceria entre o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Clube de Orientação Coqueiro, e além de fazer a carta, ministrou um curso de cartografia para interessados no esporte.

O mapa elaborado em 20 dias por Dobrestsov apresenta toda a área da colônia, incluindo prédios, área verde, quadras, praia, açude e piscinas.