Geógrafo Ph.D. em Informações Espaciais da Universidade de Brasília, Rafael Sanzio Araújo dos Anjos lançou recentemente alguns títulos, dentro do projeto "Popularização da Informação Cartográfica" desenvolvido na capital federal desde 1996.

A obra "Mapa Imagem Multitemporal do Distrito Federal – 1987/1998", documentação cartográfica na escala 1:150.000, representa e informa dados referentes à estrutura do espaço urbano, agrícola e natural no passado (1987), no presente (1998) e no futuro próximo (2005), revelando os fatos geográficos que estão transformando e desfigurando esse território.

Acompanha esta publicação o "Mapa dos processos formadores da dinâmica territorial", elaborado na mesma escala a partir de uma modelagem gráfica dos processos articuladores das transformações territoriais, e um memorial descritivo.

A "Carta Imagem do uso da terra do plano piloto de Brasília e seu entorno imediato", lançada em 1998, é outro produto do projeto de popularização da geoinformação. Acompanha este livro a "Carta Imagem Institucional do plano piloto de Brasília", na escala 1:25.000, elaborada para auxiliar no planejamento turístico da área. Já a obra "Territórios das comunidades remanescentes de antigos quilombos no Brasil" foi lançada por Rafael Sanzio no ano passado e reúne mapeamento e sistematização de dados.

"O conjunto da documentação cartográfica traz uma contribuição de relevância para a compreensão da espacialização e concentração dos sítios quilombolas assim como trata de aspectos geográficos da herança africana no território brasileiro", explica o autor sobre seu último título.

Livros do geógrafo Rafael Sanzio estão disponíveis no Canal E-commerce do portal MundoGEO.