Os vereadores de Diadema (SP) e o comando da Polícia Militar na cidade e na região, além de representantes de várias entidades da sociedade civil, participaram na terça-feira (30/10) de uma audiência pública para discutir a violência. Um dos principais pontos debatidos foi a implementação do Infopol (Informações Policiais) desenvolvido pela polícia de São Paulo, projeto que consiste na sistemática de compilação e análise de dados de ocorrências criminais.

O Infopol já foi implementado na região Oeste de São Paulo e nos Estados de Pernambuco e Mato Grosso do Sul. A maior dificuldade são os custos, estimados em R$ 200 mil para a implementação, e mais R$ 10 mil para a manutenção.

A Acid (Associação Comercial e Industrial de Diadema) pagará o aluguel de um imóvel, e a prefeitura de Diadema e a empresa Atech doarão computadores. Mas ainda são necessários o mobiliário, ar condicionado, sistema elétrico e contratação de funcionários, principalmente digitadores, além da compra de programas para os computadores.

O comandante do 24º Batalhão da Polícia Militar de Diadema, Luiz Carlos Barreto de Oliveira, ressaltou durante a audiência a importância do mapeamento da criminalidade para deslocar os policiais aos locais críticos.