Uma das últimas cópias existentes do primeiro mapa impresso do território brasileiro, datado de 1556, será leiloada amanhã (5/12) no Jockey Club do Rio de Janeiro, com outros mapas dos séculos XVI e XVII, fotos da família imperial e documentos assinados pelo imperador dom Pedro II.

O mapa, feito pelo veneziano Giovanni Battista Ramusio, não existe em bibliotecas ou instituições públicas. A organização do leilão acredita não existirem mais de três cópias do documento.

O mapa de Ramusio sequer tem preço. Quem o comprar verá um Brasil diferente. Nos desenhos, posteriormente gravados em madeira, Ramusio botou cenas do cotidiano dos índios, caravelas navegando pela costa e matas cheias de animais.

O autor representou apenas um trecho do país, compreendendo da área de Pernambuco – o Cabo de Santo Agostinho está marcado no mapa – ao Maranhão, Marañon na grafia da época.

O Rio São Francisco e Fernando de Noronha (Fernando Lorona) também ficaram registrados. O catálogo do leilão inclui ainda uma carta de dom Pedro II ao Duque de Caxias, datada de 1852.