A Engesat acompanhou em tempo real o lançamento do Envisat realizado na Guiana Francesa, no último dia 28 de fevereiro. O sucesso da operação marca a volta do lançador Ariane 5 à operacionalidade.

O satélite Envisat, construído pela ESA, ficará em órbita a 800 Km de altitude. Ele dará continuidade às observações feitas pelos satélites ERS-1 e ERS-2. Existem mais de 10 instrumentos a bordo do Envisat, mais do que em qualquer outro satélite, servindo no monitoramento de um amplo leque de fenômenos naturais, tais como a interação da atmosfera, os oceanos, as calotas de gelo polar, a vegetação e os efeitos da atividade humana em geral.

A Engesat comercializará os dados do novo satélite, a começar pelos gerados pelo instrumento ASAR, voltado para cartografia. O Envisat será declarado operacional em algumas semanas, enquanto sua carga útil e os seus instrumentos são verificados, calibrados, bem como os canais de comunicação, que serão estabilizados. Uma fase completa de avaliação de seis meses será então iniciada para assegurar que os produtos gerados estão conforme as especificações previstas, para serem então disponibilizados aos usuários.

O Envisat será igualmente o primeiro satélite da ESA a oferecer serviços à comunidade de usuários pela internet, resultando em informações mais eficientes, rápidas e fáceis de serem acessadas. Mais informações no site http://www.envisat.com/, ou na Engesat pelo 0800 41 24 26 ou e-mail engesat@engesat.com.br