No planalto gaúcho foi criado um laboratório aberto de testes práticos para a implantação da agricultura de precisão. O Projeto Aquarius nasceu de uma parceria entre a Massey Fergunson e a Stara Sfil para estudar o impacto da introdução da tecnologia que irá tornar mais competitivas as lavouras brasileiras.

Também participam do projeto a Serrana Fertilizantes, a Monsanto e a Insolo Soluções Agrícolas. Na primeira colheita de milho realizada em uma das áreas da fazenda modelo do Projeto Aquarius, no ano passado, a produtividade total foi de 8,4 toneladas por hectare. Mas enquanto alguns pontos produziram até 12,4 toneladas por hectare, em outros foram obtidos apenas 2,3 toneladas.

A agricultura de precisão prova que se o produtor considerar apenas a média da lavoura e não perceber a variação, acaba deixando de ganhar mais dinheiro. O Projeto Aquarius é considerado o único que fechou o ciclo de produção seguindo os passos da agricultura de precisão no Brasil.

Os responsáveis pelo projeto acreditam que até 2005 cerca de 200 sistemas completos já estarão trabalhando em lavouras brasileiras, especialmente nos estados do Sul. A parceria entre as empresas que estão adaptando a tecnologia às necessidades brasileiras devem colocar no mercado, até o final do próximo ano, máquinas e implementos voltados para outras culturas.