Criada em 1992, a Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD) protege a biodiversidade da Mata Atlântica dando ênfase à conservação desta espécie.

A AMLD e o CEPF (Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos) estão iniciando um programa de fortalecimento institucional do terceiro setor através do financiamento de pequenos projetos voltados para a conservação da Mata Atlântica. Em sua primeira fase, o programa está possibilitando a elaboração de um Sistema de Informações Geográficas (GIS), que se encontra em fase de conclusão. Foram incorporados neste GIS informações ambientais como o mapa de uso e cobertura do solo, mapeamento dos remanescentes florestais (SOS Mata Atlântica/INPE), hidrografia, unidades de conservação, reserva da biosfera e informações de infra estrutura (rodovias, linhas férreas, áreas urbanas), além de imagens de satélite (Landsat7 ETM+).

Os softwares utilizados são da família ArcGIS, fornecidos pela Gempi, distribuidora da ESRI no Brasil. Neste sistema também está sendo georreferenciado o cadastro de ONGs que atuam na região do projeto. Para a otimização de entrada de dados e consulta ao banco de dados foram programadas interfaces no MapObject – este banco de dados será distribuído ao final do projeto para os parceiros e instituições interessadas. O objetivo deste GIS é gerar macro-regiões que tenham, além do perfil ambiental uniforme, instituições com atividades de atuação semelhante, e desta forma subsidiar os editais a serem lançados para financiamento de propostas.

As instituições cadastradas terão a oportunidade de participar de programas de capacitação e elaborar propostas de financiamento para projetos de pesquisas, educação ambiental e desenvolvimento sustentável voltados à conservação da biodiversidade.

+Informações  www.micoleao.org.br ou fabianogodoy@micoleao.org.br