O SETCESP (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região) registrou uma redução de 7,65% no roubo de cargas no Estado de São Paulo em 2002. Foram registrados 2.450 casos, o que resultou em uma média mensal de 204,17 roubos. O efeito imediato desta "crise" na indústria do roubo de cargas é a mudança do foco das quadrilhas organizadas. E, mais uma vez, o executivo passa a ser o principal alvo das investidas. Com isso, as empresas especializadas em rastreamento de veículos vêm registrando uma alteração no perfil de seus clientes. Antes a grande maioria dos serviços se dirigia a veículos de frota, mas no último ano a procura começou a se inverter: cerca de 45% já são particulares. O aprimoramento da segurança de bancos e, mais recentemente, de empresas e transportadoras, fez com que os criminosos também mudassem o foco de ação, tornando os executivos vítimas em potencial.

De acordo com Marcelo Necho, diretor geral da Graber Rastreamento, os clientes que procuram a empresa são executivos de empresas nacionais e multinacionais, que usam carros importados, moram em regiões nobres da cidade de São Paulo e têm seus filhos matriculados nas melhores escolas particulares. Com o aumento no número de seqüestros, as empresas de segurança como a Graber passaram a oferecer ferramentas de proteção sofisticadas, que podem incluir rastreamento aéreo, com uso de helicópteros, blindagem e escolta pessoal. Para aprimorar a segurança, são oferecidos também os sistemas de rastreamento, em que o carro é monitorado 24 horas por dia.

Tendo em vista a importância do tema, Marcelo Necho estará no GEOBrasil 2003 – 4º Congresso e Feira Internacionais de Geoinformação, que será no mês de maio em São Paulo (confira matéria de capa), apresentando a palestra "Big Brother do trânsito – Desafios tecnológicos, resultados e o que ainda está por vir". A Graber possui um sistema voltado a executivos que permite localização por GPS e proteção aérea com helicópteros. Mais informações no site www.graber.com.br.