Para que a reforma agrária seja feita de uma forma eficaz, o Incra, órgão responsável pela execução desse programa, o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e a Sisgraph desenvolveram o SIR – Sistema de Informações Rurais, baseado em tecnologia GIS. O SIR englobará as funções de cadastro rural (informações técnicas sobre o imóvel e pessoais do seu detentor), fundiária (aquisição e regularização) e assentamento (que promove a destinação dos imóveis adquiridos aos beneficiários finais). Utilizando software da família GeoMedia da Intergraph, distribuído e implementado pela Sisgraph no Brasil, foi possível o cadastro de dados tabulares e gráficos nas unidades regionais, a verificação de inconsistências, a emissão de certificados e a disponibilização de informações via intranet.


Tela do SIR – Sistema de Informações Rurais

Segundo Edaldo Gomes, responsável pela implantação do projeto, a escolha da Sisgraph aconteceu em função da alta tecnologia e da capacidade de armazenamento especial dos softwares da família GeoMedia e pelo alto grau de profissionalismo e capacitação de sua equipe técnica. O engenheiro ressalta que os principais benefícios foram a integração das 36 regionais e a criação de uma base especial corporativa, além da troca de tramitação física de documentos por tramitação eletrônica em tempo real. "Reduzimos o tempo e aumentamos a quantidade de emissão de certidões de terras", conclui Edaldo.

Uma vez cadastradas as informações, o usuário pode realizar pesquisas que vão desde o percentual de uso da terra (ou seja, se a terra é produtiva ou não), passando pelo tipo de produção predominante em determinada região até a evolução de determinados imóveis em função do tempo.