O Escritório da ONU para Assuntos Espaciais mantém sites sobre o sistema de navegação global por satélite

O escritório das Organizações das Nações Unidas (ONU) para Assuntos Espaciais (United Nations Office for Outer Space Affairs) – UNOOSA – é o responsável pela promoção de cooperação internacional sobre o uso pacífico do espaço. O UNOOSA está localizado no VIC (Vienna internacional Center) em Viena, Áustria. Navegando em www.oosa.unvienna.org, encontra-se um caminho para uma página sobre GNSS (Global Navigation Satellite System – Sistema de Navegação Global por Satélite), a qual contém informações sobre os Workshops promovidos pela ONU e Estados Unidos da América sobre o uso e aplicações do GNSS. São várias apresentações e documentos de extrema importância para os profissionais envolvidos com GNSS em suas atividades.

Encontro de especialistas

As informações contidas na página citada acima mostram que foram organizados quatro Workshops regionais e dois encontros internacionais de especialistas em GNSS. Essas atividades contaram com o patrocínio do programa da ONU sobre aplicações espaciais e do governo dos Estados Unidos da América. Três dessas atividades contaram também com o apoio da Agência Espacial Européia. Esses Workshops foram centrados em aplicações específicas e sobre o uso dos sistemas GNSS existentes e suas expansões (WASS – EGNOS), visando atender programas de desenvolvimento sustentável e promover formas de proporcionar conhecimento mais profundo sobre essas aplicações nos países em desenvolvimento. Esses sistemas globais envolvem o Sistema de Posicionamento Global dos Estados Unidos das Américas, o GLONASS da Federação Russa e o Galileo dos países da Comunidade Européia. Aplicações incluem, dentre outras, monitoramento do meio-ambiente, agricultura de precisão, levantamentos geodésicos e mapeamento, conservação de recursos naturais e gerenciamento de desastres. O assunto educação em GNSS também ocupou muito destaque nas discussões.

O primeiro workshop regional foi realizado na Malásia, em agosto de 2001, visando atender os países da Ásia e Pacífico. Em seguida ocorreu o segundo, em Viena, Áustria, em novembro de 2001, para o benefício dos países do Leste Europeu. O terceiro workshop regional foi realizado em Santiago do Chile, em abril de 2002, envolvendo os países da América Latina e Caribe. Em julho de 2002 foi realizado o quarto workshop na cidade de Lusaka, Zâmbia, visando os países da África.

As conclusões e recomendações de todos os workshops regionais foram revistas por um grupo de especialistas no encontro internacional realizado em Viena, Áustria, durante o mês de dezembro de 2002. O segundo encontro de especialistas foi realizado também em Viena, no período de 8 a 12 de dezembro de 2003, objetivando discutir os resultados do primeiro encontro internacional de especialistas e definir estratégias
para a implementação dos projetos pilotos sugeridos.

Participação brasileira

O Brasil contou com a participação de especialistas em GNSS nos Workshops da ONU, desde o segundo, realizado em Viena, contando com três participantes. No Workshop realizado no Chile, o Brasil contou com sete participantes. Quando da realização do primeiro encontro internacional de especialistas, realizado em Viena em 2002, cinco participantes brasileiros foram convidados. Naquela ocasião, o professor Fernando Walter (ITA) passou a fazer parte do "Action Team", além de ser o presidente do grupo envolvido com "Treinamento e Educação" em GNSS. O Dr. Carlos Vetorazzi (ESALQ-USP) assumiu a presidência do grupo "Agricultura de Precisão e Gerenciamento de Recursos Naturais".

Durante o ExpoGPS 2004, no mês de maio em São Paulo, será realizada uma sessão sobre os resultados dos Workshops e encontros de especialistas.

Destaque

As apresentações ocorridas durante os seminários abrangeram vários tópicos importantes, incluindo, dentre outros, Status do GNSS, Referenciais Global e Regional, aplicações de GNSS para Ciências da Terra, Agricultura de Precisão e Monitoramento do Meio Ambiente, bem como Educação e Treinamento em GNSS. Destacam-se a seguir algumas dessas apresentações. Os tópicos acima são apenas uma amostra de todos disponíveis. Almejando explorar todos, inicie a partir do caminho para o primeiro workshop e tenha uma boa navegação.

Saiba mais: www.expogps.com.br

João Francisco Galera Mônico
Departamento de Cartografia – Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/UNESP
galera@prudente.unesp.br

Fernando Walter
Instituto Tecnológico da Aeronáutica