Agora o usuário de GPS tem mais um instrumento de informação a seu serviço. Depois de dois anos de preparativos, foi lançado no Brasil o primeiro site puramente geoespacial.

O GeoBusca, como foi batizado, é um grande repositório público de troca de informações georeferenciadas entre usuários de GPS de navegação, geralmente aventureiros, eco-turistas e também pesquisadores, proprietários de embarcações e aeronaves. "O Geobusca é dedicado a quem gosta de viajar. Seu foco é eminentemente rural", afirma o idealizador da novidade, André Gurgel. Técnico em informática, ele conta que é apaixonado por mapas. "Mapas sempre me fascinaram. O GPS veio para realizar meu desejo de saber exatamente em que ponto eu me encontrava neles. Para mim o Geobusca é como uma obra pessoal", explica.

O GeoBusca é o primeiro site que permite a conexão direta de um aparelho de GPS com a internet. Esta conexão disponibiliza ao usuário enviar seus waypoints, trilhas e rotas para o site e copiar o que desejar de volta para seu GPS. Segundo André, o site contém uma boa base de informações com cidades, vilas, povoados, praias, acidentes geográficos, limites políticos, parques nacionais, APAs, regiões turísticas e terras indígenas. "Tudo plotado sobre mapas de satélite de cobertura mundial e em várias resoluções", diz. Ao selecionar uma região, o usuário tem acesso a uma verdadeira gama de informações.

O Geobusca faz uma verdadeira pesquisa geoespacial, informando tudo que se encontra dentro daquela área. "Sempre que o usuário seleciona um ponto, além do mapa e informações gerais, o site permite que se descubra o contexto em que a coordenada se encontra, como por exemplo, se ele está dentro de uma região ambiental, uma área de proteção ambiental, parque nacional, terra indígena, constituição do solo e mesmo folha cartográfica do IBGE", diz André.

E ainda não para por aí. As experiências dos usuários são usadas para enriquecer ainda mais o GeoBusca. André Gurgel explica que "cada waypoint, trilha ou rota colaborado pode conter um rodado e pedágios. relato da viagem ou do lugar, além de fotos e outros atributos. Fotógrafos, por
exemplo, podem registrar o local exato de suas fotos, para que outras pessoas possam desfrutar da mesma vista, tanto agora como muitos anos depois".

Além de eficiente, prático. O site tem fácil acesso, é compatível com o formato de arquivo GTM, do programa GPS TrackMaker, é livre e gratuito. Basta se cadastrar e fazer login para ter acesso completo. "O site é um serviço à comunidade de usuários de GPS", conclui André, convidando todos a compartilharem suas experiências e informações.

O site é: www.geobusca.net

GFMI Softawre disponibiliza roteirizador rodoviário gratuito na internet.

A GFMI Software lançou no mês de junho, gratuitamente, a mais nova versão do roteirizador Delivery para internet, o Delivery Web 2004 atende todos aqueles que querem roteirizar suas viagens, sejam a passeio ou a negócios.

O Delivery Web oferece vários diferenciais: informa a distância total e parcial percorrida e descreve detalhadamente o roteiro do usuário: quando o motorista deverá abastecer, tempo de percurso da viagem e realiza o cálculo de gastos como de combustível por quilômetro rodado e pedágios. Possui também diversas ferramentas importantes, entre elas "o melhor caminho", que faz o roteiro das cidades dando a melhor seqüência entre elas, a fim de reduzir a quilometragem a ser percorrida, e o "bloqueio de vias e pedágios", que permite inclusive ao usuário estudar a melhor opção, com ou sem pedágio.

Para os interessados, basta se cadastrar. Aos clientes GFMI Software, o acesso é ilimitado. Para os demais, ele é limitado a 20 roteirizações mensais com até seis cidades consecutivas.

Saiba Mais: www.deliverysoftware.com.br