Um novo produto da ESRI que oferece a usuários distribuídos o acesso às funcionalidades de Sistema de Informação Geográfica (GIS) por meio de um servidor compartilhado e centralizado já está sendo comercializado. Foi lançado no mercado brasileiro o ArcGIS Server, que provê funcionalidades GIS até então disponíveis apenas em soluções GIS desktop.

Entre as funcionalidades da novidade estão a de mapeamento, geocoding, consulta espacial, edição, rastreamento e análise. Com esta nova abordagem, usuários específicos de aplicativos GIS serão capazes de desenvolver uma lógica de negócios para suas aplicações fundamentadas em ambiente servidor e torná-las disponíveis quando exigida, utilizando um "mix" de clientes leves e pesados, móveis e fixos

O ArcGIS Server utiliza programas de interface aberto baseado em padrões. Essa abordagem permite a integração de plataformas, ajudando assim a organização a alcançar uma aplicação integrada em nível corporativo.

As características principais do ArcGIS Server incluem uma grande variedade de funções GIS baseadas no servidor; diminuição de custos de implantação, visto que todas as capacidades de processamento são centralizadas em apenas um computador; escalabilidade – ou seja quanto mais usuários precisarem da aplicação GIS, a capacidade pode ser aumentada facilmente pelo upgrade de memória ou espaço no disco de uma máquina servidor existente ou pela adição de instância do ArcGIS Server – e plataforma aberta, suportando inúmeros padrões, tais como Java e .NET para criar aplicações corporativas em ambiente de redes locais e externas, e XML/Simple Obect Access Protocol para mensagens e transferência de dados em rede.

Além disso, a facilidade para realizar a manutenção e a escalabilidade ajudam as organizações a criarem grandes soluções demonstrando um bom retorno do investimento.

+ Informações: www.img.com.br