A parceria Espaço e Escola não para por aí. A Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Ministério da Educação (MEC) firmaram no inicio de setembro uma parceria com a Universidade Católica de Brasília (UCB) a fim de ampliar os usuários de imagens geradas por satélites brasileiros. Geralmente as informações oferecidas por esta tecnologia encontram uso entre universidades e institutos de pesquisa para finalidades científicas. A idéia agora é atingir um outro segmento: as escolas do ensino fundamental e médio.

Estas instituições promoveram nos dias 02 e 03 de setembro, um treinamento para técnicos do MEC sobre o uso do sensoriamento remoto em sala de aula, visando à disseminação dessa ferramenta para outros estados.

Segundo a Agência Espacial Brasileira, as imagens de sensoriamento remoto são consideradas um instrumento poderoso como recurso didático para enriquecer as aulas de ciências, geografia, história, física ou química, pois permitem observar a dinâmica de ocupação urbana (crescimento de
cidades satélites), como também ampliam a visão do aluno sobre o espaço onde vive, sua interação e influência nesse local.

A gerente do Programa AEB Escola, Ivette Rodrigues, explica como as imagens despertam a curiosidade nos alunos. "As imagens são bonitas, agradáveis, cheias de cores o que desperta o interesse do aluno, facilitando a assimilação dos conteúdos vivenciados em sala de aula", afirma.

Durante o curso os participantes puderam conhecer como uma imagem de satélite é formada, aprenderam a identificar as informações nas cartas-imagens e a visualizar como os dados estão conectados à realidade do aluno e sua vivência em determinada região geográfica.

Essas informações serão repassadas a todos as escolas brasileiras em projetos futuros.