Uma experiência de rede cooperativa em informação espacial

A Rede Baiana de Tecnologias de Informação Espacial (REBATE) é um projeto desenvolvido desde 1999 que articula instituições públicas e privadas e a Universidade Federal da Bahia, através do Laboratório de Computação Gráfica Aplicada à Arquitetura e ao Desenho (LCAD) da Faculdade de Arquitetura.

A rede é uma organização sem fins lucrativos, formada por instituições parceiras, que compartilham tecnologias, recursos humanos e materiais, caracterizando-se como uma rede cooperativa que integra técnicos e pesquisadores de alto nível e infra-estrutura de tecnologias de informações, base capaz de organizar-se para a realização de estudos, serviços e pesquisas relacionadas às tecnologias de informação espacial.

Durante os anos de vigência do projeto, organizações estaduais e municipais, além da companhia de energia elétrica, estiveram em contato com a Universidade, debatendo questões cruciais para o progresso do Geoprocessamento no Estado da Bahia. O apoio dado pela FINEP e pela FAPESB (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia) tem possibilitado pesquisas e atividades de difusão tecnológica entre os parceiros da rede.

Entre 2000 e 2001, a REBATE levantou informações sobre a formação do pessoal envolvido com o Geoprocessamento, a capacitação das equipes, parque instalado de hardware e software, políticas relativas ao uso e difusão de bases de dados espaciais entre organizações sediadas no estado.

Os dados e conclusões da pesquisa foram publicados em 2002 no livro "Dados Geográficos: aspectos e perspectivas", que contou com a colaboração de membros da rede e de professores e profissionais atuantes na área.

A pesquisa mostrou a necessidade da Bahia estabelecer condições mais propícias à difusão e ao uso das geotecnologias através da organização de uma Infra-Estrutura de Dados Espaciais (IDE), garantindo, desta maneira, a difusão e o acesso à informação geográfica. Essa estrutura fornece base e ambiente para localização e aplicação de dados geográficos para usuários e provedores em todos os níveis de governo, além do setor privado, terceiro setor, academia e cidadãos.

Essas idéias foram expostas no segundo Caderno REBATE, lançado em 2003 com o nome de "Informação Geográfica: Infra-Estrutura e Acesso", que veiculou experiências internacionais, nacionais e local, com a montagem da IDE, além de experiências e pesquisas relacionadas com a divulgação de dados geográficos na internet.

Em 2003, a rede propôs e obteve apoio da FAPESB para desenvolver, em 2004, metodologias de gerenciamento de projetos e de avaliação de software para Geoprocessamento com base em referências internacionais – o PMBOK no primeiro caso e normas ISO no segundo. Atualmente, a REBATE está envolvida no desenvolvimento de projeto conceitual para um portal de dados e informações geográficas para o Estado: o projeto GeoPortal. Assim, por meio dessas e outras iniciativas, a REBATE vem conseguindo alcançar seus objetivos primeiros: constituir uma capacitação em Geoprocessamento no Estado da Bahia.

Gilberto Corso Pereira
corso@fba.br
Universidade Federal da Bahia – UFBA

Maria Cecília Furtado Rocha
Companhia de Processamento de Dados do Estado – PRODEB

Saiba mais: www.ufba.br/~rebate/emerson@mundogeo.com.br

Interação na RedeGEO

O leitor que desejar divulgar notícias relacionadas a iniciativas estaduais ou regionais na RedeGEO deve entrar em contato com o editor pelo e-mail: