Sistemas de mapeamento estão melhorando os serviços em diversas secretarias de Santo André (SP). O município adotou um dos mais modernos sistemas de geoprocessamento do Brasil, que foi fornecido e instalado pela Sisgraph, empresa especializada em geoinformação, que fornece esses sistemas para muitos órgão públicos como o Incra e secretarias estaduais de segurança.

As aplicações e possibilidades da implementação desta tecnologia são inúmeras. A Secretaria de Educação pode, através de mapas digitais, cadastrar e localizar escolas, bem como manter um banco de dados de infra-estrutura, colaboradores e alunos para posterior análise das estatísticas georreferenciadas. Já a Secretaria de Meio Ambiente tem um controle mais eficaz das ações com impactos no meio ambiente, como por exemplo, o registro de todas as árvores plantadas e transplantadas.

Na Secretaria de Saúde, o direcionamento de esforços pode ser otimizado através da identificação e localização de hospitais e postos de saúde, de acordo com zonas de saneamento básico nteriormente determinadas. A tecnologia auxilia para que planejamento de investimentos no setor de saúde seja melhor elaborado, contribuindo diretamente para o aumento da qualidade de vida. Outra vantagem do sistema é que ele possibilita o mapeamento dos estabelecimentos comerciais. Assim, a vigilância da saúde pode utilizar esta informação elaborando um roteiro de inspeção utilizando a ferramenta para planejar com mais eficiência as suas ações.

"Santo André é um dos usuários que melhor utiliza a tecnologia de geoprocessamento. A maioria dos municípios que usam geotecnologia, o fazem para melhorar seu cadastro imobiliário, pois essa aplicação se reflete na exatidão da cobrança do IPTU. Nesse caso, a cidade se preocupou em prestar diversos serviços diferentes para o cidadão, aproveitando o potencial dessa tecnologia em muitas secretarias diferentes", declara Fernando Luis Schmiegelow, gerente de marketing da Sisgraph.

Todos os departamentos da administração municipal interagem, atualizando as informações. "Hoje temos mais recursos de análises, proporcionando melhor planejamento para a cidade. Conseguimos unir as informações do banco de dados da cidade e mapear estes dados", explica Sandra Achiles Moreira, gerente de novas tecnologias da Prefeitura de Santo André.

Através da capacidade de mapeamento gráfico, o sistema de geoprocessamento permite à administração de Santo André a definição e manutenção de um arquivo de propriedades, incluindo limites de lotes e áreas construídas, com muita precisão e fácil visualização. Toda a implantação do projeto foi viabilizada graças a implantação de soluções como o GeoMedia.